3 dicas para motivar uma equipe

"3 dicas para motivar uma equipe

Todo mundo sabe que as pessoas rendem mais quando estão motivadas com o seu trabalho. E geralmente as empresas lidam com seus colaboradores de maneira uniforme. Em alguns casos, o maior volume de trabalho, ou o menor prazo para entregas, faz com que exista uma pressão maior, que leva ao “fazer para não ser penalizado”. Por outro lado, em empresas com um fluxo de trabalho mais tranquilo, costuma-se ter um foco mais voltado para o “fazer para ter benefícios”. No entanto, a melhor maneira de motivar uma equipe parte pelo caminho oposto.
Em depoimento para a Harvard Business Review, Hendi Grant Halvorson (autora do livro Nine Things Successful People Do Differently) afirma que o primeiro passo para conseguir motivar uma equipe, é entender os fatores motivacionais de cada pessoa, ou seja, se o foco é baseado na prevenção, ou na promoção.
O primeiro grupo consiste naqueles que vêm seus objetivos de acordo com o que têm a perder, em outras palavras, se importam mais com segurança e estabilidade, evitar erros e cumprir suas responsabilidades, e portanto tendem a trabalhar mais devagar e deliberadamente, se preparando para o pior cenário. Em contrapartida, as pessoas com foco na promoção, traçam seus objetivos pensando no que têm a ganhar, e estão mais dispostas a assumir riscos. Logo, trabalham mais rápido, e costumam ser mais inovadoras, mas pensam em cenários otimistas, e tendem a perder o ânimo quando não encontram muito feedback positivo.
Após citar os tipos de mentalidade motivacional existentes, a pesquisadora ensina 3 dicas para conseguir o melhor rendimento dentro de sua empresa, a partir de uma postura motivacional realmente eficiente.
1) Descubra o fator motivacional predominante
Como foi explicado anteriormente, cada pessoa tem um tipo de foco motivacional, sendo assim, cada um responde de maneira distinta aos estímulos dados pelos líderes de equipe de sua empresa. É natural que em algum momento, exerçamos uma postura pela promoção, e em outro pela prevenção, mas geralmente cada um tem um foco dominante. Se você conseguir determinar qual é o comportamento  predominante em sua equipe, você conseguirá motivá-los muito mais efetivamente.
2) Adapte sua maneira de se comunicar com as necessidades de sua equipe
Após descobrir o perfil dos seus colaboradores, comunique-se da forma que trará as melhores respostas. Nem sempre a melhor forma de estimular seus colaboradores é tirando a pressão deles, e procurando incentivá-los a partir do ganho de novas atribuições. Isso funciona muito bem para as pessoas com o foco promocional, que são mais receptivas a novos desafios. No caso de quem é motivado pela prevenção, seria mais efetiva uma abordagem diferente, que de certa forma coloque em jogo a estabilidade dessa pessoa, caso não cumpra as expectativas.
3 – Tenha certeza que as pessoas exercem a função certa
Não pense apenas nos tipos de instrução que o seu time precisa, mas se os papéis para os quais você os designou fazem sentido. Pessoas com foco preventivo são melhores em trabalhos estruturados, detalhadamente orientados. Já quem tem um foco promocional é mais inovador do que prático, e costuma se dar melhor em funções que privilegiem sua criatividade.

Melhor rendimento não é só maior motivação

Para atingir a produtividade ideal, é preciso saber mais do que como motivar uma equipe, é claro. E o Runrun.it poderá te ajudar a dar segmento nesse processo. Através de um sistema de organização e priorização de tarefas, você poderá estabelecer o fluxo de trabalho em sua empresa, de uma maneira mais simples, fazendo com que as pessoas trabalhem no que realmente faz a diferença, e atinjam o seu verdadeiro potencial."

artigo retirado do blog http://blog.runrun.it  
CaBeÇa CoDE reunindo informações!!!

/* ............./