não consigo executar arquivos .jar no meu linux porque nao tenho o java Runtime instalado.



Bom eu uso o a distribuição do Linux Fedora então vou ensina como faz nesse ok?

primeiro vc vai precisar baixar o java. ===> Download Java

feito isso vc vai fazer o seguinte:

abra o terminal 

e faça o login para usuario root

$ su
password

em seguida digite o seguinte codigo

# cd /usr - aqui vc vai esta acessando a pasta user 

agora crie um diretório (pasta) como on nome "java" sem aspas

com o seguinte comando

# mkdir java

acesse o diretório

# cd java

beleza.

agora vc vai mover o arquivo do java para esse diretório 
no meu pc ele esta na no diretório Downloads

então o meu comando vai fica assim 

# mv "jre-8u45-linux-64_x86" /usr/java

volte ao diretório java

#cd /usr/java

digite

# ls - para lista os arquivo dentro do diretorio, na verdade é somente para confirmar que o arquivo realmente esta lá.

agora vamos a instalação 

# rpm -ivh jre-8u45-linux-64_x86

agora é soh esperar o termino da instalação e pronto

vá até o arquivo que vc quer executar e seja feliz


/* ............./